Curriculo | Curriculo Lattes | Contato

Twitter FaceBook RSS Flickr
buscar

Notícias

SOCICOM fomenta diálogo da comunidade acadêmica de comunicação

Comunicação | Quarta-feira, 30 de Março de 2011 - 21h19 | Autor: Boletim da SOCICOM
  • RSS
  • Imprimir
  • texto -
  • texto -
Gerson Luiz Martins
Clique para Ampliar

Primeira diretoria eleita da Socicom

Do Boletim da SOCICOM

Desde sua fundação, em 2008, a Federação Brasileira das Sociedades Científicas de Comunicação – SOCICOM – vem fomentando o diálogo da comunidade acadêmica da área com o Estado e a Sociedade. A meta que preside tais iniciativas é a instituição de uma via de dupla mão, neutralizando a imagem de “gueto acadêmico” que estigmatiza o espaço universitário. Pretende-se compreender as demandas cognitivas da sociedade para sensibilizar os pesquisadores a incluí-las em seus programas de pesquisa, bem como influir sobre os dirigentes estatais no sentido de convertê-las em prioridades públicas nas políticas nacionais de educação, cultura, inovação, C&T.

Difusão
Os encontros de 2009 e 2010 focalizaram questões relacionadas com a disseminação do conhecimento novo, através dos canais usualmente empregados pelos cientistas, o livro e a revista. Por isso mesmo, a reunião acolhida pela Reitoria da UNESP (2009) teve como expositor principal o diretor da emblemática Editora da UNESP, José Castilho Marques Neto, que trouxe alentada informação sobre os paradigmas das editoras universitárias. Em 2010, tendo como anfitriã a ECA-USP, coube à diretora da Agência Fapesp de Divulgação Científica, Mariluce Moura, explicar como são comunicadas ao grande público as pesquisas financiadas pelo Estado paulista, tomando como referência a revista Pesquisa.

Debate
No III Seminário de Integração Institucional da Grande Área da Comunicação, realizado em São Paulo, no dia 25 de março de 2011, a SOCICOM foi abrigada pela PUC-SP, através do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica. Deu-se atenção ao debate sobre contribuições da comunidade acadêmica de comunicação ao diálogo da Academia com o Estado e a Sociedade Civil.

Para representar o Estado, foi convidada a CONFAP – Confederação das Fundações de Amparo à Pesquisa dos Estados Brasileiros, cujo presidente, Prof. Dr. Mário Borges Neto (UFMG), indicou a Jornalista Vanessa Oliveira Fagundes, Coordenadora do grupo de trabalho em comunicação (GTCom-Confap) para falar sobre as fontes de financiamento à pesquisa a que podem recorrer as afiliadas da SOCICOM, bem como esclarecer quais as diretrizes vigentes nesse sistema que atualmente contabiliza mais recursos que o governo federal.

O diálogo com a sociedade civil foi mediado pela diretora da SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - Lisbeth Cordani, Professora aposentada do Instituto de Matemática e Estatística da USP, cuja exposição foi marcada pelo didatismo. A pesquisadora esclareceu a opção feita pela entidade no sentido de priorizar a educação básica no programa de trabalho em desenvolvimento, atendendo às aspirações dos movimentos sociais e das comunidades regionais.

Também compareceu o jornalista Daniel Castro, coordenador de comunicação do IPEA – Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas -, comunicando a decisão do seu diretor, Marcio Pochmann, mantendo a parceria IPEA-SOCICOM para preparação e publicação do anuário Panorama da Comunicação e das Telecomunicações no Brasil, edição 2011. Ele informou que a primeira edição alcançara surpreendente repercussão no Planalto Central, especialmente nos Ministérios das Comunicações e da Comunicação Social, bem como na Casa Civil da Presidência da República e nos gabinetes dos presidentes da Câmara dos Deputados e no Senado Federal.

Manifestou ainda a expectativa de viabilizar o Observatório das Políticas de Comunicação, com o incentivo de pessoas ou entidades filiadas ou apoiadas/indicadas pela SOCICOM. Desta maneira, o IPEA teria um banco de dados capaz de gerar interpretações históricas, permitindo ao Estado enfrentar situações conjunturais singulares.

Desculpou-se finalmente pelos equívocos eventualmente cometidos pelas equipes contratadas, durante o processo de produção da edição inaugural, mas justificou a sua contingência em face do término da gestão presidencial e da necessidade de aplicar os recursos alocados, antes do encerramento do exercício fiscal. Felizmente todos os acidentes de percurso foram solucionados a tempo pelo IPEA, anunciando a distribuição nacional de 2.000 exemplares da obra, prevendo-se a publicação de uma tiragem adicional para atender a crescente demanda de leitores qualificados.





imprimir voltar




Veja também




Envie seu comentário


Atenção! Não será publicado recados ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado.





(C) 2010, Prof. Dr. Gerson Luiz Martins - Todos os direitos reservados
jornalista@gersonmartins.jor.br - Portal Desenvolvido por (M)