Curriculo | Curriculo Lattes | Contato

Twitter FaceBook RSS Flickr
buscar

Notícias

Simpósio Internacional de Jornalismo Online será realizado nos dias 1 e 2 de abril de 2011

Ciberjornalismo | Quarta-feira, 09 de Março de 2011 - 22h30 | Autor: Centro Knight para o Jornalismo nas Américas
  • RSS
  • Imprimir
  • texto -
  • texto -
Knight Center for Journalism in the Americas
Clique para Ampliar

Logo do 12º Simpósio Internacional de Jornalismo Online

Do portal do Knight Center for Journalism in the Americas

Jornalistas, executivos de mídia e acadêmicos de Américas, Ásia, África e Europa participarão do 12º Simpósio Internacional de Jornalismo Online (ISOJ, na sigla em inglês), nos dias 1 e 2 de abril de 2011, na Universidade do Texas em Austin.

O evento anual tem sido organizado desde 1999 pelo professor Rosental C. Alves, catedrático Knight de Jornalismo Internacional e diretor do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, da Universidade do Texas.

O evento terá palestras especiais de executivos de NPR, CNN.com e Patch.com, além de painéis com a participação de representantes de veículos mundialmente relevantes como BBC News, The Daily, The New York Times, Washington Post e Grupo Reforma do México.

As apresentações abordarão os diversos aspectos do jornalismo digital e online, tais como inovações da indústria, modelos econômicos, tecnologia e design, redes sociais, jornalismo sem fins lucrativos e participação da comunidade.

Outros painéis discutirão pesquisas acadêmicas, com professores e estudantes de pós-graduação. Em 2011, foram inscritos 50 trabalhos de várias universidades e países, um número recorde. Destes, 22 foram selecionados para serem apresentados no evento, o que confirma a crescente importância do simpósio como uma conferência de relevância mundial.

O simpósio conta com o generoso apoio da John S. and James L. Knight Foundation, do jornal Dallas Morning News e da Faculdade de Comunicação da Universidade do Texas. Trata-se de um programa da Cátedra Knight de Jornalismo, da Cátedra Unesco de Comunicação da Universidade do Texas e do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas.

“Temos um programa com palestrantes de primeira classe de todo o país e de todo o mundo, que discutirão alguns dos temas mais importantes relacionados à evolução do jornalismo na era digital”, disse Alves. "Aprenderemos sobre assuntos tão diversos quanto o projeto para transformar a NPR de uma rede de rádio [pública dos Estados Unidos] em uma empresa digital e multimídia ou como foi concebido o primeiro jornal para o iPad. Vamos aprender sobre as operações mundiais do CNN.com e os esforços locais do Patch.com e outras empresas”.

Pelo segundo ano, o simpósio será realizado no Centro de Conferências e Educação Executiva AT&T, no campus da Universidade do Texas. O evento será transmitido ao vivo em seu site oficial.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site http://online.journalism.utexas.edu.

O simpósio começará na sexta-feira 1 de abril com uma palestra de Vivian Schiller, presidente e diretora executiva da cadeia pública de rádio americana NPR. À tarde, a palestra será de Meredith Artley, vice-presidente e editora do CNN.com.
International Symposium on Online Journalism

Os painéis do primeiro relacionados às perspectivas da indústria discutirão a cobrança pelo acesso ao conteúdo e os veículos exclusivos para iPads e outros aparelhos móveis. Já os painéis acadêmicos abordarão as inovações nas notícias e as redes sociais no jornalismo.

No sábado 2 de abril, a primeira palestra principal será apresentada pelo escritor e consultor Madanmohan Rao, de Bangalore, Índia. À tarde, falará Warren Webster, presidente da Patch Media.

Os painéis de sábado com representantes da indústria discutirão o papel do jornalismo digital sem fins lucrativos e formas de engajar a comunidade. Já os painéis acadêmicos abordarão os elementos básicos do jornalismo online e os desafios do jornalismo digital.

Para os pesquisadores, o Simpósio Internacional de Jornalismo Online se transformou em uma das conferências internacionais mais competitivas e prestigiadas no campo do jornalismo digital. Os trabalhos foram selecionados às cegas por pessoas de diferentes universidades e países.

Os pesquisadores que apresentarão seus trabalhos são de 19 universidades de Canadá, Portugal, Espanha, Suécia e Estados Unidos. Um dos 22 estudos será eleito o melhor do simpósio. Veja aqui mais informações sobre os trabalhos acadêmicos,.

Resumos das pesquisas estão disponíveis aqui. Os textos integrais estarão disponíveis no site do evento a partir de 1º de abril.





imprimir voltar




Veja também




Envie seu comentário


Atenção! Não será publicado recados ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado.





(C) 2010, Prof. Dr. Gerson Luiz Martins - Todos os direitos reservados
jornalista@gersonmartins.jor.br - Portal Desenvolvido por (M)