Curriculo | Curriculo Lattes | Contato

Twitter FaceBook RSS Flickr
buscar

Notícias

Seminário de Ensino de Jornalismo discute coerência dos Projetos Pedagógicos

Ensino de Jornalismo | Quinta-feira, 26 de Agosto de 2010 - 13h46 | Autor: Gerson Luiz Martins
  • RSS
  • Imprimir
  • texto -
  • texto -
Gerson Luiz Martins
Clique para Ampliar

Participantes do 1º Seminário Nacional de Ensino de Jornalismo

O Seminário Nacional de Ensino de Jornalismo promovido pelo Projeto Procad UFSC, UFBA, UTP, USP sobre Ensino de Jornalismo na era da convergência reuniu pesquisadores em Florianópolis para compartilhar e debater pesquisas sobre o ensino de jornalismo no atual panorama brasileiro com mais de 500 cursos de graduação.

Os debates enfatizaram a necessidade de conhecer a realidade da formação em jornalismo no país e detectaram a falta de dados científicos sobre o perfil dos cursos de jornalismo. Segundo o coordenador do evento, Elias Machado (UFSC), há necessidade de se analisar os diversos projetos pedagógicos, as ementas de disciplinas, é necessário que se tenha dados precisos sobre essa realidade, sem qualquer situação do "achismo", que prevalece atualmente, conforme destacou Machado.

Neste contexto, conforme os trabalhos apresentados, ocupa lugar de destaque o ensino de jornalismo na convergência das mídias. Os trabalhos do professor Elias Machado (UFSC), Alvaro Larangeira (UTP), Gerson Luiz Martins (UFMS), Toni Scharlau (UFPR), Gilson Pôrto (Unitins), Demétrio Soster (Unisc), entre outros merecem destaque.

Nas discussões ainda se destacou a objetividade, clareza que deve permear os Projetos Pedagógicos. Segundo alguns pesquisadores presentes no evento, os Projetos Pedagógicos não devem ser "meras" replicações de outros, mas devem atender as características do curso, da localidade e primar pela clareza, principalmente a coerência entre as ementas, referências bibliográficas e os objetivos do Projeto Pedagógico.

O Seminário também promoveu a reunião periódico para debater os trabalhos da Rede Procad de Ensino de Jornalismo na era da convergência.




imprimir voltar




Veja também




Envie seu comentário


Atenção! Não será publicado recados ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado.





(C) 2010, Prof. Dr. Gerson Luiz Martins - Todos os direitos reservados
jornalista@gersonmartins.jor.br - Portal Desenvolvido por (M)