Curriculo | Curriculo Lattes | Contato

Twitter FaceBook RSS Flickr
buscar

Notícias

Ramón Salaverría e Samuel Negredo publicam livro sobre convergência das redações

Ciberjornalismo | Sábado, 21 de Março de 2009 - 17h18 | Autor: Blog E-Periodistas
  • RSS
  • Imprimir
  • texto -
  • texto -
Clique para Ampliar

Prof. Dr. Ramon Salaverría

Os professores e pesquisadores espanhóis Ramón Salaverría e Samuel Negredo publicaram na última semana livro Periodismo Integrado, que faz análise da convergência das redações, fenômeno recorrente das grandes empresas jornalísticas que buscam compatibilizar as redações do jornal impresso e a redação do ciberjornal.

Salaverría e Negredo analisaram oito modelos de referência mundial de redação jornalística como Daily Telegraph, The Tampa Tribune, Schibsted, Estado de S.Paulo, The New York Times, The Guardian, Clarín e Financial Times. Segundo informações do Blog E-Periodistas, a partir desses casos os autores abordaram profundamente o como, o para que e o que da convergência na mídia e estabelecer propostas de critérios e procedimentos para reorganizar as empresas jornalísticas, com o  objetivo de se converter em organizações informativas do século 21. Salaverría, no Blog de apresentação do livro, destaca ainda que "o futuro dos meios de comunicação atuais acontece nas redações.

De sua evolução depende o perfil do jornalismo e dos negócios da informação. E essa evolução se chama hoje de convergência jornalística, a oportunidade para reconverter a organização das empresas jornalísticas do século 20 em empresas informativas do século 21. O livro mostra as chaves do processo de convergência e descreve com precisão como algumas grandes mídias do mundo se empenham em obter êxito".
O acesso para as referências do livro pode ser feito pelo endereço na internet www.periodismointegrado.com.



imprimir voltar




Veja também




Envie seu comentário


Atenção! Não será publicado recados ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado.





(C) 2010, Prof. Dr. Gerson Luiz Martins - Todos os direitos reservados
jornalista@gersonmartins.jor.br - Portal Desenvolvido por (M)