Curriculo | Curriculo Lattes | Contato

Twitter FaceBook RSS Flickr
buscar

Notícias

Simpósio de Ciberjornalismo terá pesquisadores de referência internacional

Ciberjornalismo | Quarta-feira, 17 de Julho de 2013 - 16h18 | Autor: Fernanda França
  • RSS
  • Imprimir
  • texto -
  • texto -
Arquivo El País
Clique para Ampliar

Mário Tascon um dos convidados internacionais do 4º CIBERJOR

Pesquisadores nacionais e internacionais de referência em Ciberjornalismo participam de 28 a 30 de agosto, em Campo Grande (MS), do 4º Simpósio de Ciberjornalismo, que acontece na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O evento, promovido pelo Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo (CIBERJOR/UFMS) sob o tema “Jornalismo: integração midiática e experimentação – Jornalismo móvel, Infografia, Newsgames, Design”, é direcionado para alunos, acadêmicos e profissionais da Comunicação.

A conferência de abertura será realizada pelo professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e coordenador do Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online (GJOL), Marcos Palácios, e do jornalista espanhol Gumersindo Lafuente, responsável pelas mudanças digitais no jornal “El País”, que tornaram o veículo líder mundial de notícias em língua espanhola.

Lafuente também fundou e dirigiu o sítio web soitu.es, que apesar de ter sido extinto em 2009, é o único espanhol que tem dois prêmios da Online News Association (ONA) e está na coleção permanente do Newseum, em Washington. Dirigiu ainda, entre 2000 e 2006, o Elmundo.es, que nessa fase foi colocado como o líder indiscutível da imprensa on-line de língua espanhola. Hoje, leciona na Fundação Gabriel García Márquez para o Novo Jornalismo Iberoamericano (FNPI).

Entre os convidados internacionais estão – além de Lafuente – o Prof. Dr. Josep Lluís Micó da Universidade Ramon Llull de Barcelona e Mário Tascon do portal 233 grados da Espanha.

Micó é professor titular da Universitat Ramon Llull de Barcelona, onde dirige o curso de Jornalismo e o Mestrado em Comunicação de Moda 080 Barcelona Fashion. Doutor pela Universidad Politécnica de Valencia, também coordenou o Mestrado em Jornalismo Avançado e Reportagem do Grupo Godó e a pós-graduação em Jornalismo Esportivo Blanquerna-Fútbol Club Barcelona. É autor de oito livros sobre comunicação e tecnologia. Atualmente, é analista de veículos de comunicação como o jornal La Vanguardia e a Radio Nacional de España.

Mário Tascon é especialista em mídias digitais, redes sociais e novas narrativas. Co-autor do romance “O bastardo da Bíblia”, ele também dirige o “Manual espanhol para a internet, as redes sociais e novas mídias” da Fundação de Espanhol Urgente (Fundéu). É consultor empresarial e professor da fundação Gabriel García Márquez para o novo jornalismo Iberoamericano.

Outros pesquisadores de referência em Ciberjornalismo participarão do simpósio, como o professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e coordenador do Grupo de Pesquisa LapJor, Elias Machado; a professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e coordenadora do Grupo de Pesquisa em Jornalismo Digital, Luciana Mielniczuk; a professora e diretora da Faculdade de Comunicação da UFBA e pesquisadora do GJOL, Suzana Barbosa; a autora do livro “Ciberjornalismo”, publicado em 2012, Carla Schwingel, além dos professores Jan Alyne, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Thaísa Bueno da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Gilson Porto, da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Também integrará a programação do simpósio o “1° Seminário Inter-grupos de Pesquisa em Ciberjornalismo”. O objetivo é reunir os líderes dos grupos de pesquisa na área e debater os projetos em desenvolvimento pelos grupos, na busca de parcerias que promovam trabalhos conjuntos e integrados para desenvolvimento de pesquisas em Ciberjornalismo.

As inscrições de artigos científicos podem ser feitas até o dia 19 de julho e os resumos devem ser encaminhados para o endereço eletrônico ciberjor.cchs@ufms.br. As regras para a submissão de trabalhos constam do sítio web www.ciberjor.ufms.br.

O evento tem o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (Capes) e a parceria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul (SindJor-MS), Agência RPS e DothCOM Consultoria Digital.





imprimir voltar




Veja também




Envie seu comentário


Atenção! Não será publicado recados ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado.





(C) 2010, Prof. Dr. Gerson Luiz Martins - Todos os direitos reservados
jornalista@gersonmartins.jor.br - Portal Desenvolvido por (M)