Curriculo | Curriculo Lattes | Contato

Twitter FaceBook RSS Flickr
buscar

Notícias

Rede JORTEC publica livro sobre ciberjornalismo

Ciberjornalismo | Sexta-feira, 28 de Outubro de 2011 - 06h42 | Autor: Gerson Luiz Martins
  • RSS
  • Imprimir
  • texto -
  • texto -
Clique para Ampliar

Prof. Demétrio Soster um dos organizadores do livro Jornalismo Digital

A Rede de Pesquisa Aplicada em Jornalismo e Tecnologias Digitais – JorTec – lança seu segundo livro, Jornalismo Digital: audiovisual, convergência e colaboração, organizado pelos professores Demétrio Soster e Walter Lima Jr que reúne o trabalho de 12 pesquisadores de 9 distintas instituições de ensino e pesquisa, entre eles o pesquisador do CIBERJOR - UFMS, Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo da UFMS, Gerson Luiz Martins.

Nos assuntos pesquisados pelos autores neste se encontra a questão da relevância informativa por meio de sistemas de recomendação que alteram a percepção do usuário da web; processo de produção jornalística do ponto de vista das teorias do jornalismo; formatos de narrativas fotojornalísticas do portal do New York Times; mensuração do grau da incorporação de questões tecnológicas nas grades de graduação em Jornalismo e o ensino de jornalismo-laboratório em uma perspectiva convergente, além de um estudo sobre o ensino de ciberjornalismo no Brasil.

Segundo o professor Demétrio Soster, "a obra é dividida em duas partes. Na primeira, “Audiovisual e redes sociais”, busca-se estabelecer as bases, por meio de uma perspectiva convergente, para discussões que envolvam o uso de imagens e sons em uma lógica operacional de natureza comunicacional assentada em uma estrutura de rede. Na segunda, “Mesa coordenada SBPJor”, de forma complementar, inserem-se os textos discutidos pelos integrantes da rede por ocasião da 8ª SBPJor, realizado em 2010 em São Luis, no Maranhão".

O livro terá sua estréia na sessão de lançamentos do 9o. Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo - SBPJor, que acontece no Rio de Janeiro, na UFRJ, entre os dias 3 e 5 de novembro. A publicação está disponível para venda pela internet no endereço eletrônico da Editora EDUNISC em www.unisc.br.





imprimir voltar




Veja também




Envie seu comentário


Atenção! Não será publicado recados ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado.





(C) 2010, Prof. Dr. Gerson Luiz Martins - Todos os direitos reservados
jornalista@gersonmartins.jor.br - Portal Desenvolvido por (M)