Curriculo | Curriculo Lattes | Contato

Twitter FaceBook RSS Flickr
buscar

Notícias

Presidente do FNPJ recebe homenagem dos professores de jornalismo de São Paulo

Geral | Terça-feira, 30 de Outubro de 2007 - 14h13 | Autor: FNPJ
  • RSS
  • Imprimir
  • texto -
  • texto -
Clique para Ampliar

Sessão de homenagem aos professores Marques de Melo e Gerson Luiz Martins

O presidente do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo, Gerson Luiz Martins, recebeu, no dia 19 de outubro, homenagem dos professores de jornalismo do estado de São Paulo, durante o 3º Encontro Paulista de Professores de Jornalismo, realizado na Unimep em Piracicaba. Também foi homenageado na ocasião o professor Dr. José Marques de Melo, presidente da Intercom.
O professor José Marques de Melo, no pronunciamento da sessão solene de homenagem disse que em 1994, em curso de atualização para professores de jornalismo lançou as bases para o que se constituiu hoje como o FNPJ. Disse Marques de Melo, "lancei o desafio para se arregimentar a comunidade dos professores de jornalismo, em defesa da autonomia pedagógica da área. Essa bandeira de luta foi empunhada pela equipe sob a liderança de Gerson Luiz Martins, vindo a constituir-se como Fórum Nacional dos Professores de Jornalismo, durante o Seminário de Campinas (1997), que influiu decisivamente nas Diretrizes Curriculares Nacionais instituídas pelo Conselho Nacional de Educação (2001)".
A homenagem do Encontro Paulista de Professores de Jornalismo e o Curso de Jornalismo da Unimep se traduz, conforme o texto da placa entregue ao professor Gerson Luiz Martins, "pela sua contribuição ao ensino do jornalisnmo no Brasil".
O presidente do FNPJ agradeceu a homenagem emocionado e relatou que a Unimep e Piracicaba tem um marca histórica na vida do FNPJ, pois foi em Campinas, em 1994, que surgiu a proposta de criação da entidade e em seguida, em Piracicaba, no Congresso da Intercom daquele ano que foi realizada a primeira reunião dos professores de Jornalismo. Nos anos seguintes, o espaço do Congresso da Intercom foi o local de encontro do professores de jornalismo para, em 2004, ser institucionalizado durante o 7º Encontro Nacional em Florianópolis.
Em 2008, o FNPJ vai realizar o seu 11º Encontro Nacional como entidade consolidada, que congrega os professores de jornalismo de todo país para debater o qualidade do ensino de jornalismo. Em 2007, o FNPJ realizou, além do 10º Encontro Nacional sobre os "60 anos de ensino de jornalismo no Brasil", os encontro de professores no Paraná e Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, Goiás, Distrito Federal e Tocantins; marcados ainda encontros de professores de jornalismo para Mato Grosso do Sul e também região Norte, em Belém (PA).
--------------------------
Foto (da esquerda para direita): Coordenador do Curso de Jornalismo da Unimep, Paulo Roberto Botão; presidente da Intercom, José Marques de Melo; Pró-Reitora de Graduação da Unimep, Rinalva Cassiano Silva; Diretor da Faculdade de Comunicação, Belarmino Costa e o presidente do FNPJ, Gerson Luiz Martins.



imprimir voltar




Veja também




Envie seu comentário


Atenção! Não será publicado recados ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado.





(C) 2010, Prof. Dr. Gerson Luiz Martins - Todos os direitos reservados
jornalista@gersonmartins.jor.br - Portal Desenvolvido por (M)