Curriculo | Curriculo Lattes | Contato

Twitter FaceBook RSS Flickr
buscar

Notícias

FURB inaugura primeiro Curso de Jornalismo conforme novas Diretrizes

Ensino de Jornalismo | Terça-feira, 11 de Março de 2014 - 10h29 |
  • RSS
  • Imprimir
  • texto -
  • texto -
Blog da Furb
Clique para Ampliar

O  Reitor da Universidade Regional de Blumenau (FURB), professor João Natel Pollonio Machado inaugurou, no último dia 6 de março de 2014, as comemorações do Cinqüentenário de fundação da instituição pública municipal de Santa Catarina e inaugurou o primeiro Curso de Jornalismo conforme as novas Diretrizes. É a primeira universidade, no país, que aplica as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e homologadas pelo Ministro da Educação.

A solenidade ganhou dimensão nacional, com a presença do Prof. Dr. José Marques de Melo, convidado para proferir a Aula Inaugural do novo Curso de Graduação.

Também prestigiaram o ato o presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM), Prof. Dr. Antonio Hohlfeldt e o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Santa Catarina, Jornalista Valmor Fritsche. Compareceu ao evento a fundadora dos estudos de comunicação na FURB, Profa. Anamaria Kovacs.

O Reitor da FURB destacou a contribuição da Profa. Dra. Rosemeire Laurindo, idealizadora do novo curso, responsável pelas articulações locais e nacionais,  que converteu Blumenau numa espécie de laboratório pedagógico. A professora Laurindo suscitou atenção e interesse em todo o país, pela singularidade com que sua equipe didática põe em prática as diretrizes emanadas de um documento democrático, debatido durante cinco anos no âmbito do Conselho Nacional de Educação. Bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina, ela fez mestrado na UFBA e doutorado na Universidade Nova de Lisboa. Bolsista do CNPq, Rosemeire Laurindo concluiu o Pós-Doutorado na UMESP, em São Paulo, onde desenvolveu pesquisa sobre o Gênero Diversional resultante do novo programa ancorado por Fátima Bernardes na Rede Globo de Televisão.    

O diretor do Centro de Humanidades e Comunicação, professor Dr. Clovis Reis, disse que durante muitos anos a FURB mantivera apenas o Curso de Graduação em Publicidade. Conforme às demandas locais e estaduais, tomou a iniciativa  de instalar um Curso de Jornalismo que pretende ser um paradigma educativo, integrado à comunidade regional e sensível às demandas do sistema produtivo, mas  plenamente sintonizado com as aspirações da juventude estudantil.

Aula Magna

A aula magna proferida pelo Professor Marques de Melo sobre o tema “Metamorfose do Jornalismo: da Idade Média à Idade Mídia” focalizou as transformações contemporâneas do ofício noticioso. Ancorado em seu papel de Presidente da Comissão Nacional designada pelo Ministro da Educação para revisar as estratégias vigentes nos Cursos de Jornalismo de todo o país, o fundador da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo propôs  aos futuros jornalistas o desafio de completar a renovação dessa aérea do ensino superior. Os docentes das escolas de jornalismo serão capazes de dar conta da dívida secular contraída pelas elites nacionais.  O jornalismo brasileiro, disse o Titular da Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação, precisa incluir “aquela multidão de pessoas  sedentas de informação contextualizada e o vasto contingente de comunidades famintas de opinião fundamentada”.

O professor Marques de Melo participou do lançamento do texto integral da sua lição, autografou os exemplares publicados pela EdiFURB.

O presidente da Intercom, professor Antonio Hohlfeldt comentou a aula do professor Marques de Melo, em que explorou a metodologia da pesquisa em jornalismo, de modo a dar maior dinamismo e eficácia ao novo curso instalado em Santa Catarina. Lembrou que a FURB tem sido parceira eficaz da INTERCOM, sedia Grupos de Pesquisa e Congressos temáticos ou regionais. Como sinal do reconhecimento à cooperação da FURB comunicou a oferta de livros, revistas da INTERCOM aos calouros do Curso de Jornalismo.

Uma mesa redonda, composta por empresários e jornalistas da região, deu o tom da renovação capitaneada pela FURB, por meio do debate sobre as estratégias de ensino, pesquisa e extensão sugeridas pela equipe que elaborou o projeto pedagógico do Curso de Jornalismo de Blumenau.





imprimir voltar




Veja também




Envie seu comentário


Atenção! Não será publicado recados ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado.





(C) 2010, Prof. Dr. Gerson Luiz Martins - Todos os direitos reservados
jornalista@gersonmartins.jor.br - Portal Desenvolvido por (M)