Comunicação


 
Mídia e Representação Social

Área de Concentração
Mídia e Representação Social

Linhas de Pesquisa
1. Mídia, Identidade e Regionalidade
Ementa: Sistemas e estruturas dos meios de comunicação nos âmbitos regional e de fronteiras. Políticas de comunicação, legislação de comunicação, tecnologia e ideologia. Processos, produtos e linguagens da mídia local e regional. A comunicação na formação da identidade e cultura regionais. Fluxos midiáticos locais, regionais e internacionais. Indústria de mídia e conglomerados regionais. Meios, mensagens e audiências na intersecção do local com o global e vice-versa.

2. Linguagens e Processos Midiáticos
Ementa: A qualidade nos processos, produtos e ensino do jornalismo. Produtos midiáticos e representações sociais. Linguagens, práticas e recepção de produtos midiáticos. Crítica de mídia. Deontologia e cultura profissional. Conteúdos e suportes jornalísticos contemporâneos.


Linguagens da Mídia Contemporânea

Linha de Pesquisa:
Linguagens, Processos e Produtos Midiáticos

Programa
I UNIDADE: Conceitos e características das Linguagens na Mídia
1. Conceitos das Linguagens Midiáticas
2. Características das Linguagens Midiáticas
3. Os processos de organização das linguagens na mídia
4. Produtos midiáticos e formatos

II UNIDADE: Linguagens e processos da Mídia Contemporânea
1. Mídia e sociedade;
2. Mídia e linguagens;
3. As práticas nos produtos midiáticos;
4. Processos de produção na mídia;
5. A convergência midiática;
6. Linguagem Jornalística contemporânea;
7. Ciberjornalismo


Procedimetnos de ensino (Metodologia):
Aulas expositivas; Seminários bibliográficos;

Referências bibliográficas
ALMEIDA, Candido José Mendes de. Uma nova ordem audiovisual. São Paulo: Summus,1988.
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WOLTON, Dominique. Internet, e depois? Porto Alegre, Sulina, 2003.


Complementar:
PALACIOS, Marcos. Hipertexto, Fechamento e o uso do conceito de não-linearidade discursiva. In: http://www.facom.ufba.br/jol/pdf/1999_palacios_hipertexto_naolinearidade.pdf
SALAVERRÍA, Ramón. Los diarios frente al reto digital. In: http://chasqui.comunica.org/content/view/526/1/nes.com/2013/01/25/apocalipticos-e-integrados-el-retorno/
SCOLARI, Carlos Alberto. Apocalípticos e integrados. El retorno. Hipermediaciones ~ Conversaciones sobre la comunicación digital interactiva. Acessível em http://hipermediacio


Avaliação
Seminários bibliográficos; Produção de artigos. Os Seminários bibliográficos são individuais e terão peso 10, de periodicidade mensal. Os alunos deverão produzir artigo científico sobre um dos itens do programa, com peso 10.

Arquivo(s) para Download

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