Socicom e IPEA realizam Fórum no dia da Imprensa

Comunicação | Quarta-feira, 20 de Outubro de 2010 - 06h42 | Autor: José Marques de Melo


Socicom

Fórum IPEA/SOCICOM em Recife

O Fórum “Panorama Brasileiro das Indústrias Criativas: da Era Analógica à Idade Digital” foi realizado na última sexta-feira, 10 de setembro (Dia da Imprensa), às 09h30 na sala Calouste Gulbenkian da Fundação Joaquim Nabuco. O evento foi uma parceria entre a Fundaj, o Ipea (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas) e a Socicom (Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação). Participaram da abertura o jornalista Daniel Castro, do Ipea; José Marques de Melo, da Socicom e o assessor de comunicação da Fundaj, o jornalista Marcelo Mário de Melo.

Marcelo falou sobre o enorme desafio pedagógico e profissional que é o desenvolvimento da comunicação e ressaltou a importância da parceria da Fundaj com o Ipea. Este é o terceiro evento realizado pelas duas instituições. Daniel Castro, do Ipea, afirmou que é a primeira vez em 45 anos de Ipea que se discutem temas relacionados à comunicação dentro do instituto. Segundo Daniel, esse foi o primeiro de quatro fóruns que serão realizados em São Paulo, Rio de Janeiro e em Brasília e que resultarão na próxima publicação do Ipea, “Panorama Brasileiro da Comunicação”. A escolha de Pernambuco para dar o pontapé inicial no programa foi pela tradição na área intelectual jornalística que o estado detém.

Representando a Socicom, José Marques de Melo também falou da representatividade do nosso estado no desenvolvimento da pesquisa científica e ressaltou a importância de eventos como esse para a discussão e a prática do respeito à pluralidade dentro da área de comunicação, que ainda se encontra num mau momento. “Ainda vivemos de migalhas. Só recentemente a área da comunicação foi admitida no Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia”, afirmou.

Outras mesas de palestras foram as intituladas: “Indústrias Criativas”, com participação de José Marques de Melo, Anita Simis e Luiz Maranhão, com coordenação de Marcelo Mário de Melo; “Panorama das Indústrias Pioneiras: da imprensa à radiodifusão”, com coordenação do jornalista Daniel Castro (Ipea), e presença de Marialva Barbosa e Aline Grego, e a mesa “Panorama das Indústrias Ascendentes: do audiovisual à cibermídia”, com coordenação da professora Betânia Maciel (Socicom), e participação dos professores Cossette Castro, Alfredo Vizeu e Dennis Rennó.

Depois das palestras houve comentários a cargo dos bolsistas do Ipea/Socicom e da professora Maria Salette Tauk. O encerramento do evento se deu com as considerações finais de Daniel Castro (Ipea), Marcelo Mario de Melo (Fundaj) e Anita Simis (Socicom).



www.gersonmartins.jor.br



Imprimir Voltar