Um dos pesquisadores mais importantes no que se refere aos estudos sobre ciberjornalismo, João Canavilhas, virá ao Brasil em agosto para participar do 5º Simpósio Internacional de Ciberjornalismo, que acontece na UFMS. Ele é um dos autores mais citados em língua portuguesa sobre o tema e fará a palestra de abertura sobre"Big Data e Dispositivos Móveis: a personalização do jornalismo".
"Vou falar da importância das bases de dados e das suas potencialidades no jornalismo quando usadas na distribuição de notícias para dispositivos móveis (celulares e tablets). A ideia é mostrar que a tecnologia atual permite modelos jornalísticos que se afastam da tradicional comunicação de massas, aproximando-se de modelos de informação "à medida" do usuário. Esta possibilidade tem um enorme potencial econômico que pode ser a resposta para a crise que afeta o jornalismo atual", explica Canavilhas.
João Canavilhas, pesquisador e professor da Universidade da Beira Interior (UBI), Portugal, e é considerado referência internacional na pesquisa em ciberjornalismo. Ele é autor da proposta de texto jornalística que substitui a tradicional “pirâmide invertida” pelo que ele denomina de “pirâmide deitada” na produção de notícias, estabelecendo uma nova forma de produção jornalística na Internet.
Doutor pela Universidade de Salamanca, Canavilhas é atualmente vice-reitor da Universidade Beira Interior e trabalha em diversas pesquisas que irão nortear sua apresentação, entre elas: público e privado nas comunicações móveis, audiências ativas e jornalismo: estratégia de inovação na empresa informativa e novas figuras profissionais, novos mídia e política: participação dos cidadãos nos websites dos partidos políticos portugueses e comunicar ciência e culturas de publicação nas humanidades.
Para o coordenador do Ciberjor, Gerson Luiz Martins, essa é uma oportunidade única para os pesquisadores e profissionais do jornalismo brasileiro. “Trazer o professor João Canavilhas para o Brasil e poder conversar com ele sobre a realidade local, as novas possibilidades e tudo que ele traz nessa bagagem de tanta experiência vai ser um prêmio paraos participantes do Ciberjor”, disse Martins.
As inscrições estão abertas, profissionais, professores e pesquisadores pagam R$ 90, estudantes de graduação ou pós vão desembolsar R$ 45.
Inscreva-se aqui: http://www.ciberjor.ufms.br/ciberjor5/inscricoes/