O ensino de jornalismo em debate

Opinião | Quinta-feira, 23 de Janeiro de 2014 - 10h36 | Autor: Gerson Luiz Martins


Em abril próximo o Fórum Nacional de Professores de Jornalismo realiza o 15º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo que acontecerá em Curitiba, no campus da Universidade Positivo. O evento acontece entre os dias 24 e 26 de abril e debaterá, principalmente, a implantação das novas Diretrizes Curriculares dos cursos de Jornalismo. As universidades em geral, e faculdades, que oferecem curso de jornalismo tem o prazo de dois anos para fazer a revisão do Projeto Pedagógico e implantar as novas diretrizes.

A atividade jornalística se tornou, principalmente com a consolidação e avanço da internet, estratégica para o estado democrático. Para atingir essa propriedade, o jornalismo necessita evoluir muito. É necessário um jornalismo democrático, cidadão, popular, responsável, crítico para cumprir essa missão. Naquilo que se observa, diariamente, o jornalismo ainda tem um longo caminho para atingir esse objetivo. Houve uma evolução significativa na difusão da informação, da notícia, mas ainda é muito precária a responsabilidade social do jornalismo.

Existe uma dualidade, muitas vezes conflitante, entre aquilo que os estudantes de jornalismo aprendem e desenvolvem nos cursos universitários de jornalismo e a pratica profissional. É muito comum o estudante de jornalismo exercer um papel crítico, fazer opção popular, gritar democracia, reivindicar direitos, mas quando acessa o universo profissional literalmente se enquadra nos estatutos pouco democráticos das empresas jornalísticas. Há um conflito entre a necessidade de trabalho e atuar na profissão que escolheu e os seus príncipios pessoais e profissionais.

Com a implantação da novas diretrizes curriculares, com a regulamentação do estágio em jornalismo e a necessidade de integração empresas-escolas, se espera que essa situação se equacione. O Fórum Nacional de Professores de Jornalismo, por meio do Encontro Nacional de Professores de Jornalismo, tem uma significativa contribuição para que o jornalismo possa se consolidar com um atividade que preza pela democracia, que respeito os direitos humanos e busque contribuir decisivamente para a melhoria das condições de vida na sociedade.

Sob esse enfoque, é necessário e importante, assim como nas demais áreas profissionais, que pesquisadores, profissionais, professores, empresas jornalísticas aproveitem esse espaço e esse momento para debater e definir projetos para o desenvolvimento do jornalismo e do ensino universitário de jornalismo. Há dezenas de eventos na área de comunicação e em jornalismo, muitos para publicizar e popularizar resultados de pesquisas produzidas nas universidades. No entanto, um evento que se propoe a debater o ensino de jornalismo é um momento singular para propor ações efetivas que possam promover o desenvolvimento do jornalismo, das empresas jornalísticas e do profissional de jornalismo.

O Encontro Nacional de Professores de Jornalismo está organizado em grupos de trabalho que debatem temas como atividades de extensão das universidades, o ensino de ética e de teorias do jornalismo, a produção de pesquisa nos cursos de graduação, a produção laboratorial dividida em meios eletrônicos, como TV, Rádio e Internet, também a produção laboratorial em jornalismo impresso e ainda os projetos pedagógicos e metodologias de ensino.

Informações sobre o Encontro Nacional de Professores de Jornalismo podem ser acessadas em www.fnpj.org.br.



www.gersonmartins.jor.br



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